Instituto de Geociências da UFBA investe em obras e compras de novos equipamentos para Laboratórios

Novos equipamentos, obras em andamento e inauguração do Mural alusivo aos 50 anos de sua fundação, completados em 2018, retratam o atual cenário de investimentos do Instituto de Geociências (IGEO) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com ações voltadas para a melhoria de sua infraestrutura que já refletem na formação acadêmica qualificada e na valorização de sua história.

O Laboratório de Geoprocessamento foi um dos que receberam equipamentos modernos oriundos de emenda parlamentar, com o objetivo de incrementar as atividades de ensino e pesquisa. Foram adquiridos 24 computadores de alta performance, que garantem o funcionamento dos sistemas e programas de dados georreferenciados, a exemplo da produção de mapas, cartografia digital, gerenciamento remoto, entre outros. “Hoje utilizamos diversos programas e temos a oportunidade de pôr em prática e até conhecer novas ferramentas da área”, afirmou Deivide Pereira, estudante do curso de licenciatura em Geografia, ao falar sobre as implementações do laboratório.

Laboratório de Geoprocessamento recebeu novos equipamentos

O Laboratório de Preparação e Análise de Amostras da Geociências (Lapag), que será inaugurado no segundo semestre deste ano, com uma área de 773 m², também recebeu investimentos que o colocará como o maior complexo laboratorial do Igeo.

Voltado para a realização das mais diferentes atividades das Geociências, inclusive aquelas relacionadas à inovação tecnológica e biotecnologia, o Lapag se destacará pela sistematização e certificação de processos desenvolvidos em unidades laboratoriais, a exemplo de procedimentos operacionais padrões (POPs), validações metodológicas, seguimento das normas de segurança e qualidade que viabilizarão o estabelecimento de um centro de excelência em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) Geocientífico, no âmbito nacional, em conformidade com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Lapag será o novo complexo de laboratorial do IGEO

“O Lapag está sendo construído por meio de recursos da Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP) e do Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) – Proinova-Igeo/UFBA  que tem em sua composição o Programa de apoio às ações relacionadas às atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação do Igeo. É um complexo de laboratórios que nasceu da articulação da gestão do Igeo e da administração central da UFBA com outras instituições, a exemplo Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (FAPEX). Isso reforça a importância das parcerias e o nosso empenho em proporcionar à comunidade acadêmica a efetivação de pesquisas de qualidade e inovadoras”, pontua a diretora do Igeo, professora Olívia Oliveira.

Ainda neste segundo semestre, também ocorrerá a inauguração do “Mural 50 anos do Instituto de Geociências''. Localizado na entrada do Instituto, o monumento foi uma homenagem da Escola de Belas Artes (EBA) aos 50 anos de construção do IGEO, entregue em 2019, e que teve a cerimônia de inauguração adiada, por conta das restrições impostas pela pandemia causada pela Covid-19.

Monumento comemorativo alusivo às quatro áreas do saber geocientífico do IGEO: Geologia, Geografia, Geofísica e Oceanografia. No centro, o “Quartzito Azul de Boquira”, representando a Terra.