X Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA ) discutirá defesa da natureza e de alimentos saudáveis

Com o tema "Reforma Agrária Popular: Em Defesa da Natureza e de Alimentos Saudáveis", este ano a Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA 2023) completa dez anos. A Jornada é alusiva ao Dia Internacional de Luta pela Terra e ocorre em memória aos mártires do Massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido no Pará, há exatos 27 anos.

Nesta edição, que acontece nos meses de abril, maio e junho, mais de 70 entidades nacionais, entre coletivos, movimentos populares e Instituições de Ensino Superior, como a Universidade Federal da Bahia, promoverão uma série de eventos que tem a questão da Reforma Agrária Popular e a luta democrática pela terra como pontos basilares.

A abertura nacional da X Jura ocorreu na última segunda-feira, 17 de abril, no campus Planaltina da Universidade de Brasília, com transmissão pela TV UNB, que pode ser assistida pelo link https://www.youtube.com/live/hZAZzDChwYw?feature=share. Já na Bahia, a UFBA juntamente com UFRB, UNIVASF, UNEB, IFBAIANO, UESB, EFAs- Escolas Famílias Agrícolas; Educação Profissional (CETEP e CEEP) realizaram um evento unificado no dia 19 de abril. (assista em https://www.youtube.com/watch?v=KBtd1MbOeHU)

X JURA na UFBA

Na UFBA, a JURA 2023 é organizada por diferentes núcleos, grupos e laboratórios de estudos e pesquisas, com participação de professores e estudantes. No Instituto de Geociências, o Núcleo de Estudos Regionais e Agrários (NERA-UFBA) vem proporcionando debates, vivências e realizando pesquisas com a temática Reforma Agrária, junto à comunidade acadêmica e externa.

A programação na Universidade começa no dia 25 de abril, 19h, no Auditório A do IGEO/UFBA, onde será realizado o CineNera com a exibição do documentário “O Pé Mulungu e a Mina de Diamantes”. Já no dia 26 de abril ocorrerá a Feira Agroecológica da Reforma Agrária na UFBA e a palestra “ As encruzilhadas da Reforma Agrária na Amazônia: radicalização do poder popular, desmonte e privatização”, com Fabiano Brigel, da Universidade do Estado do Pará.

As atividades da X Jornada seguem nos meses de maio e junho, e além do NERA-UFBA outros grupos estão participando. Entre eles, o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo (GEP) e a Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (LEPEL).

Confira abaixo a programação completa da X JURA no IGEO, que será um evento que é gratuito e terá emissão de certificados.

Texto: Maísa Boa Morte