Professor Antônio Fernando Queiroz é homenageado pela Equipe do LEPETRO/NEA/IGEO/UFBA

Os 45 anos de atividades na Universidade Federal da Bahia e a relevante contribuição e dedicação para pesquisas e desenvolvimento do Instituto de Geociências (IGEO/UFBA) culminaram na homenagem concedida ao Professor Antônio Fernando Queiroz, no último 21 de dezembro.

O docente foi homenageado pela equipe do Centro de Excelência em Geoquímica, Petróleo, Energia e Meio Ambiente, do Núcleo de Estudos Ambientais, do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (LEPETRO/NEA/IGEO/UFBA), em um evento que contou ainda com as presenças do reitor e do vice-reitor UFBA, professores João Carlos Salles e Paulo Cesar Miguez, e das professoras Olívia Oliveira e Simone Moraes, respectivamente diretora e vice-diretora do IGEO/UFBA.

Na abertura do evento, os convidados assistiram ao vídeo produzido pelo LEPETRO, com a retrospectiva dos momentos vivenciados pelo prof. Antônio Fernando no IGEO/UFBA. “Desde quando cheguei nessa unidade da UFBA, em abril de 1976, tendo passado mais de 45 anos, já internalizava o espírito de cooperação e, sonhava sempre alto, pensando o quanto poderia contribuir para melhorar o nosso espaço”, relembrou o professor.

Sua trajetória no IGEO/UFBA é lembrada especialmente pelo papel que desempenhou na construção do Bloco A do Instituto de Geociências e na consolidação do LEPETRO, “que vem se tornando um dos maiores complexos laboratoriais voltados para a geoquímica do petróleo e para a geoquímica ambiental, no mundo”, enfatizou.

Durante a comemoração também ocorreu o descerramento da placa de homenagem alusiva ao Docente. Com os dizeres “em agradecimento pela sua luta, empenho e grandes vitórias, conquistadas em prol da pesquisa e da docência”, a placa está localizada na entrada do LEPETRO/IGEO/UFBA.

Logo após o descerramento dessa placa, os presentes visitaram as novas instalações do laboratório que foi reformado e recebeu equipamentos modernizados.

A comemoração contou também com as coordenadoras científicas, Dras. Karina Garcia e Sarah Rocha e do coordenador Administrativo-Financeiro, Sr. Cícero Gonçalves, desse complexo laboratorial. Participaram ainda o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente (POSPETRO/IGEO/UFBA), Prof. Ícaro Moreira; professores; pesquisadores; técnicos e estagiários do IGEO/UFBA; além de representantes da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (FAPEX), Sra. Rosalba Oliveira (Superintendente) e Jornalista Tiara Rubim (Assessora de Comunicação).