Professor Antônio Fernando assume o CONFIES

O CONFIES (Conselho Nacional das Fundações de Apoio das Instituições Federais de Ensino e Pesquisa), passará ao comando do Prof. Antonio Fernando de Souza Queiroz, Professor Titular do Departamento de Oceanografia do Instituto de Geociências (IGEO) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Vice-Presidente do CONFIES, Queiroz é também Diretor da Fundação de apoio FAPEX, credenciada à UFBA e a outras universidades federais e instituições de ciência, tecnologia e inovação (ICTs).

O Vice-Presidente do CONFIES, Antonio Fernando de Souza Queiroz, assume o Conselho e quer dar continuidade ao trabalho de Peregrino à frente das fundações de apoio da atividade pesquisa científica e tecnológica. Foto: Antonio Fernando

Fernando Peregrino, também Diretor da Fundação COPPETEC – vinculada à UFRJ e à UNIRIO –, se despede do comando do CONFIES para assumir o gabinete da FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos, a convite do novo Presidente da agência de fomento, Celso Pansera, ex-Ministro da pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O objetivo do novo Presidente do CONFIES, Prof. Antonio Fernando de Souza Queiroz, é de dar continuidade ao trabalho de Peregrino à frente das fundações de apoio, que estão irmanadas às universidades públicas e institutos federais de ensino e pesquisa (IFES) e Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs).

Breve balanço da gestão das Fundações de Apoio associadas ao CONFIES

Nos últimos seis anos, o CONFIES registrou recordes na arrecadação de recursos pelas Fundações de Apoio para atividade de pesquisa conduzida pelas suas apoiadas. Os valores dobraram de R$4,73 bilhões, em 2017, para cerca de R$9 bilhões em 2022 (dados preliminares de 2022 somam R$8,7 bilhões).

Já o número de Fundações de Apoio filiadas ao CONFIES saltou de 87 para 97 no período. Enquanto os projetos de ciência e tecnologia geridos pelas entidades apoiadas subiram de 18.178 para 26.830 nesse mesmo período.

“Todos esses resultados têm chamado a atenção, cada vez mais, dos inúmeros órgãos e instituições ligadas ao grande sistema de apoio ao desenvolvimento da Educação, da Ciência e da Tecnologia do País”, destaca o novo presidente do CONFIES.

Texto: Viviane Monteiro, Assessora de Comunicação do CONFIES