Museu de Geociências da UFBA é reaberto ao público após suspensão das visitações por causa da pandemia

O Museu de Geociências (Mugeo) da Universidade Federal da Bahia voltou a receber visitas, no último mês de julho, depois de mais de dois anos fechado por conta das restrições impostas pela pandemia da Covid-19.

A reabertura contou com a presença de quase cem estudantes, do sexto ano, da escola Land School, que puderam conhecer as exposições temáticas que compõem o Mugeo: Minerais e Rochas da Terra; Fósseis do Brasil: conhecer o passado e preservar para o futuro; Petróleo do Brasil: do Lobato ao Pré-Sal; Oceanos Vivos; A Geografia e o Espaço e A Geofísica Sem Fronteiras.

Recepcionados no Auditório Yeda Ferreira, pelo coordenador do Mugeo, professor Luiz Rogério Leal e pela equipe de professores e monitores que estão à frente das exposições, os visitantes não esconderam o entusiasmo de conhecer o único museu de Geociências da Bahia, que traz uma abordagem multidisciplinar. “Com esta abrangência que envolve a Geologia, Geografia, Geofísica, Oceanografia e exposições temáticas, aqui na Bahia não há outro museu desta natureza", afirma o professor Rogério.

Durante a visitação, não só os ouvidos estavam atentos às explicações, como também as câmeras dos aparelhos portáteis estavam ligadas para registrar as amostras geocientíficas e os conteúdos das exposições. “Eu estou gostando e aprendendo coisas bem interessantes. Quando o professor falou sobre Geomagnetismo me chamou atenção pois o que estamos aprendendo não será utilizado apenas na escola, mas em nosso dia a dia”, disse o estudante João Didier, que ficou fascinado ao saber que as Geociências estão presentes em várias questões do nosso cotidiano, desde da formação de minerais e fósseis, fenômenos naturais dos oceanos, cartografia, exploração de petróleo e até mesmo na produção de eletrodomésticos.

Cimille de Seixas, professora de Ciências da Land School, considera que a visita foi extremamente relevante. "Ela está atrelada a um projeto interdisciplinar em que várias disciplinas estarão os avaliando sob diferentes perspectivas. A temática das Geociências será objetivo de estudo nesta unidade de ensino, então a vivência prática foi fundamental neste aprendizado”.

Esta é a segunda visita de escolas que o Mugeo recebe, desde que foi instalado nos halls do Instituto de Geociências da UFBA. “O Museu aproxima a ciência com o cotidiano das pessoas e traz ganhos na educação e no acesso à informação” reforça o coordenador, que acrescenta que há a previsão de criação de um museu virtual que permitirá intercambiar e proporcionar uma maior divulgação do acervo do Mugeo da UFBA.

As instituições interessadas em agendar uma visita, podem encaminhar e-mail para museu.geoufba@gmail.com.