Instituto de Geociências da UFBA segue com ações de adequações dos espaços físicos para realização das atividades do semestre 2022.2

Na manhã da última terça-feira, 5 de julho, as professoras Olívia Oliveira e Simone Moraes, diretora e vice-diretora, respectivamente, do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia ( IGEO/UFBA) receberam o pró-reitor de Ensino de Graduação da UFBA, professor Penildo Filho, o Superintendente de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sumai),  professor Fábio Velame e o coordenador de pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação (Propic),  professor Thierry Lobão, para verificação dos espaços físicos do Instituto que passarão por readequações, em virtude da ampliação da oferta dos componentes curriculares na modalidade presencial, prevista para o semestre 2022.2.

Na ocasião, foram visitadas salas de aulas, sala de informática, colegiado dos cursos de graduação e laboratórios que precisarão passar por reparos em suas estruturas, com a finalidade de garantir o retorno das aulas de modo seguro. “ No próximo semestre, voltaremos com as atividades presenciais completamente e esta visita nos permite verificar as condições em que nós poderemos voltar. Não será possível resolver todos os problemas, mas vamos estabelecer prioridades e tentar garantir uma retomada em quase sua totalidade”, afirmou o pró-reitor de Ensino de Graduação da UFBA.

A previsão é que, ainda neste mês de julho, sejam iniciados os reparos e manutenções dos condicionadores de ar, das esquadrilhas e janelas a fim de permitir a ventilação adequada e incidência de luz solar. Além disso, alguns espaços sofrerão alterações em sua estrutura física, a exemplo do colegiado.“ Após esse levantamento vamos alinhar com a direção a hierarquização das demandas e a partir da próxima semana, provavelmente, começaremos a recuperação das salas de aula e laboratórios do Igeo”, informou Fábio Velame.

Para a diretora do IGEO/UFBA, professora Olívia Oliveira, tais ações compõem os esforços institucionais que contribuem para a melhoria da qualidade dos espaços físicos do IGEO. “Em alguns casos, as melhorias refletirão diretamente em nossas atividades administrativas e de ensino e pesquisa, fazendo com que a comunidade desenvolva as atividades em locais apropriados, no que se refere a infraesturura”, disse a diretora.

A visita também contou com as presenças dos servidores Bruno Fragoso, Álvaro Filho, ambos do Instituto de Geociências, e de Jomar Fadigas (Sumai).