Instituto de Geociências da UFBA divulga Plano de Biossegurança para realização de atividades presenciais

O Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (IGEO/UFBA) publicou o Plano de Biossegurança para a realização de atividades presenciais, em vista da Pandemia de Covid-19. O documento reúne uma série de medidas preventivas, procedimentos e recomendações essenciais para reduzir os riscos de contaminação pelo coronavírus.

A fim de cumprir as medidas previstas no Plano, o IGEO/UFBA vem realizando adequações em seus espaços físicos para garantir o retorno das aulas de modo seguro. Os serviços estão sob a supervisão da Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sumai) da UFBA e seguem também as diretrizes previstas no Plano de Contingência e Medidas de Biossegurança para a realização de atividades presenciais no semestre 2022-1.

Realização do serviço de manutenção das janelas e esquadrilhas

Entre as ações está a produção de cartazes educativos que enfatizarão a obrigatoriedade do uso de máscaras e o distanciamento entre as pessoas; sinalização acerca da capacidade máxima de pessoas nas salas de aulas, auditórios, laboratórios etc; revisão nas redes hidráulica e elétrica, manutenção das esquadrilhas e janelas para permitir a ventilação natural e incidência de luz solar; instalação de dispensadores de álcool gel 70% e de sabão líquido, entre outros.

Preparação dos Laboratórios Didáticos para a realização de aulas práticas: cartazes educativos, disponibilização de materiais de higienização e de proteção, lixeira específica para descarte do material

De acordo com a professora Simone Moraes, vice-diretora do IGEO/UFBA e coordenadora do Comitê do Instituto de Geociências de assessoramento às questões relativas ao Coronavírus (GT-IGEO/UFBA-COVID), a segurança da comunidade acadêmica é a prioridade. “Além da manutenção, as salas de aula, os laboratórios didáticos e os setores administrativos estão sendo readequados para possibilitar a ventilação e iluminação natural e maior espaçamento entre as pessoas, conforme preconiza o Plano de Contingência e Medidas de Biossegurança da UFBA. Todas estas ações são fundamentais para possibilitar o retorno seguro de estudantes, docentes e TAEs às atividades presenciais”, garante a docente.

Identificação dos espaços que não poderão ser utilizados

O retorno das atividades presenciais no IGEO/UFBA, previsto para este mês de março, apenas será realizado por pessoas com esquema vacinal completo contra a Covid-19 (parágrafo 1º, artigo 2º da Resolução CONSUNI 07/2021). Vale lembrar que pessoas que apresentem condições que aumentam o risco de doença grave e óbito pelo coronavírus poderão, mediante autodeclaração, realizar atividades em modo remoto.

“Para que todos e todas possam realizar suas atividades de forma segura, é fundamental que a nossa comunidade conheça e adote as práticas recomendadas no Plano de Contingência e Biossegurança da UFBA e no Plano de Biossegurança do IGEO”, enfatizou a Simone Moraes ao falar acerca dos documentos que balizam o retorno das atividades presenciais.

Mais informações sobre os protocolos para o retorno das atividades podem ser acessadas no bloco do GT-IGEO/UFBA-COVID no site do IGEO.