IGEO marca presença em primeira edição do GEODIA

Divulgar as geociências para o público em geral. Este é o objetivo da primeira edição do GEODIA, evento virtual que será realizado no próximo sábado, 24, das 9h às 19h.

Com uma programação diversificada, a iniciativa é gratuita e terá 12 horas de atividades simultâneas, com a participação de diferentes grupos e entidades do Brasil. Entre os participantes estarão os docentes do Instituto de Geociências (Igeo) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Ricardo Fraga, Simone Cruz, que também coordena o Programa de Pós-graduação em Geologia e preside a Sociedade Brasileira de Geologia, além dos representantes da Associação Geoparque Serra do Sincorá. Juntos conduzirão a visita virtual “Um passeio pela história geológica da Chapada Diamantina”, prevista para ocorrer às 11h.

Para o professor Ricardo, o GEODIA é uma forma de disseminar as geociências e um meio de aproximação entre universidade e comunidade. “São ações de divulgação científica e contribuem para difundir os conhecimentos relacionados com as Ciências da Terra. Ademais, trata-se de uma ação de extensão universitária, importantes para mostrar para a sociedade o trabalho realizado pelas universidades e fortalecer nosso papel com a comunidade”, assegura o docente que também é diretor científico da Associação Geoparque Serra do Sincorá.

Quem acompanhará a visita virtual poderá saber as curiosidades geológicas existentes na região da Chapada Diamantina, onde está situado o Geoparque Serra do Sincorá. Por isso, esta atividade além de contribuir para a conservação do patrimônio Geológico, fortalece o turismo sustentável e a identidade territorial. “Uma ação dessa natureza fortalece tanto o papel do Geoparque, como da UFBA no território da Chapada Diamantina, levando o conhecimento para fora dos muros da universidade”, acrescentou, Fraga.

A programação completa e os links para acompanhar estão disponíveis neste endereço: https://www.ageobr.org/geodia

Sobre o GEODIA

O GEODIA é uma iniciativa da Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro (AGeoBR), da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo) e do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM).

A ação ocorrerá sempre no sábado seguinte ao Dia Internacional do Planeta Terra, que é no dia 22 de abril, e é inspirada no evento similar espanhol chamado Geolodía.