Discente do Programa de Pós-graduação em Geografia do Instituto de Geociências recebe menção honrosa no Prêmio UFBA de Tese, Dissertação 2021/2022

"Beije sua preta em praça pública": da apropriação do corpo à apropriação do espaço”. Este é o título da dissertação  da egressa do Programa de Pós-graduação em Geografia (Posgeo) do Instituto de Geociências (IGEO), Crislane Rosa, que recebeu menção honrosa no Prêmio UFBA de Tese, Dissertação Acadêmica e Trabalho de Conclusão de Programa Profissional, ano 2021/2022.

Orientado pelo prof. Dr. Angelo Serpa (IGEO/UFBA) o trabalho realizou uma análise comparativa entre as práticas espaciais realizadas nas Praças Arthur Lago e Ana Lúcia Magalhães, em Pernambués e na Pituba, bairros de Salvador -Bahia, a fim de compreender como o par fragmentação-articulação do espaço urbano se reproduz em bairros fundamentalmente desiguais, tendo como foco o lugar para as mulheres negras nesses espaços. A dissertação foi a única contemplada no Instituto de Geociências e para o docente, “este trabalho mostra a potência da Geografia Humana, frente às Ciências Naturais, que são mais vistas no contexto do Instituto”.

O trabalho nos permite identificar e questionar os problemas e inconformidades encontrados na produção dos espaços de uso coletivo, e como estas questões são atravessadas pelos estudos de raça e de sexo. Crislane não nega a satisfação em receber a menção e ressalta também a necessidade de darmos visibilidade a esta temática. “ Fico contente em perceber o reconhecimento da UFBA por trabalhos que são comumente invisibilizados. Acredito que esta é uma forma de incentivar outras pessoas a se atentarem ao que vem sendo produzido por mulheres negras  dentro e fora da universidade”, expõe.

Diante da relevância de sua pesquisa, Crislane, que hoje é doutoranda do Posgeo, submeteu a dissertação a Editora da UFBA e, provavelmente, no primeiro semestre de 2024, o livro será lançado. No entanto, antes disso, ela participará da Cerimônia do Prêmio UFBA - Teses e Dissertações (Programas de Pós-Graduação Acadêmicos) e Trabalhos de Conclusão ( Programas de Pós-Graduação Profissionais) que será , em 12 de dezembro, às 9h, no Salão Nobre da Reitoria.

Conheça a dissertação.