Procedimento para envio de pedidos de aulas práticas

No semestre 2021.1, conforme o Art. 3º§ 2º da Resolução N° 04/2020 do CONSUNI, “Em situações excepcionais, a serem analisadas e autorizadas pelo Comitê de Assessoramento do Coronavírus, poderá haver oferta de componentes curriculares teórico-práticos, teóricos e práticos ou práticos, sendo vedada a participação de servidor docente e servidor técnico-administrativo que pertença ao grupo de risco relativo à COVID-19.” Portanto, é vedada a realização de atividades presenciais de ensino exclusivamente teóricas.

A solicitação será realizada pelo(a) docente responsável pelas aulas práticas através de envio de ofício com descrição da(s) atividade(s) a ser(em) realizada(s), do plano de curso da disciplina e do formulário “Solicitação de agendamento de aulas práticas” para o e-mail da Direção do IGEO (igeo.ufba@gmail.com). Para a elaboração do agendamento, o(a) docente deve verificar o número máximo de pessoas que poderá utilizar simultaneamente os laboratórios didáticos do IGEO, conforme descrito abaixo:

Laboratório didático

Sala

Capacidade permitida

Estudantes (máximo)

Docentes, monitores(as) e/ou técnicos(as)*

Total

Mineralogia

201B

12

02

14

Geologia Econômica

203B

12

02

14

Mineralogia Ótica e Petrografia

206B

08

02

10

Geologia de campo

207B

16

02

18

Desenho e Imagem

208B

16

02

18

Geologia Geral (Laboratório)

209C

12

02

14

Geologia geral (sala 1)

211C

20

02

22

Geologia geral (sala 2)

212C

15

02

17

Fotogeologia

202D

07

02

09

Geoprocessamento e sensoriamento remoto

204D

12

02

14

Paleontologia

207D

12

02

14

Geologia estrutural e recursos hídricos

310D

12

02

14

*É possível incluir mais docentes, monitores(as) e/ou técnicos(as) desde que não exceda limite total da capacidade permitida.

Em seguida, a direção encaminhará os documentos ao GT IGEO/UFBA-COVID para que analise a situação de excepcionalidade e emita o parecer final sobre a realização das atividades.

Por fim, a Direção entrará em contato com o(a) docente para informar o deferimento (e os procedimentos para realização das atividades previsto no “Protocolo de uso dos laboratórios do IGEO para realização de aulas práticas durante a pandemia de COVID 19) ou o indeferimento do pedido.

Se a solicitação for deferida, sete dias antes da realização da atividade, o(a) docente deverá enviar os seguintes documentos para o e-mail da Direção do IGEO (igeo.ufba@gmail.com):

  • Planilha de controle de acesso aos campi da UFBA” preenchida com os dados dos docentes, técnicos, monitores e estudantes que participarão da atividade. A Direção enviará esta planilha à Coordenação de Segurança da UFBA e à portaria do IGEO, informando sobre a realização da atividade no Instituto;
  • Os “Termos de condições de saúde” de todos os docentes, técnicos, monitores e estudantes que participarão da atividade.

Cabe ressaltar que, conforme o Plano de Contingência e Biossegurança da UFBA, deve-se evitar a realização de atividades presenciais por pessoas:

  • com 60 anos ou mais;
  • que estejam gestantes ou lactantes;
  • que apresentem alguma patologia crônica (ver Quadro 1 do “Protocolo de uso dos laboratórios do IGEO para realização de aulas práticas durante a pandemia de COVID 19”);
  • que apresentem sintomas associados à COVID-19 (ver Quadro 1 do “Protocolo de uso dos laboratórios do IGEO para realização de aulas práticas durante a pandemia de COVID 19”);
  • que tenham tido contato próximo com pessoas com manifestação clínica da doença; ou
  • que tenham pessoas na residência acometidas de COVID-19.

Portanto, o(a) docente, técnico(a), monitor(a) ou estudante que se enquadrar em alguma destas situações não poderá participar da atividade, por isso recomenda-se que o(a) docente responsável pelas aulas práticas verifique estas informações nos “Termos de condições de saúde” antes de submetê-los à Direção.