Instituto de Geociências recebe Atlas de Rochas Ornamentais do Estado da Bahia que será lançado pelo Serviço Geológico do Brasil, em 31 de maio

Na manhã desta quarta-feira, 25 de maio, a diretora do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (IGEO/UFBA), a professora Olívia Oliveira, recebeu a visita do Superintendente Regional do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), Dr. Erison Lima, e do geólogo Edgar Iza, um dos autores do Atlas de Rochas Ornamentais Estado da Bahia, que foi entregue à direção do IGEO junto com o Mapa Tectônico-Geocronológico do Estado da Bahia.

Elaborado pelo SGB-CPRM em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), o Atlas visa divulgar a diversidade de rochas ornamentais produzidas na Bahia e ressaltar o potencial para o desenvolvimento econômico do estado.

A professora Olívia Oliveira afirma que o lançamento da obra incrementará o conhecimento e estudos geológicos do estado e proporcionará que a sociedade tenha acesso à informações deste caráter. “É uma publicação que ressalta nossa propensão para exploração de minério, além contribuir para desenvolvimento dos trabalhos e pesquisas sobre o tema, que está essencialmente vinculado ao IGEO, e possuir o papel social de disseminação do conhecimento”.

O documento produzido também apresentará aos leitores os 118 tipos de materiais pétreos, com destaque para os quartzitos verdes, azuis, xistos e outras rochas exóticas, que evidenciam a vocação geológica da Bahia para a exploração mineral.

A visita reforça a parceria do IGEO/UFBA com a SGB-CPRM, que  possuem um Acordo de Cooperação Técnica, vigente desde 2019, com o intuito de promover o conhecimento do campo das Geociências no estado da Bahia, por meio de ações de qualificação profissional e realização de trabalhos técnicos-científico na área.

Lançamento oficial do Atlas

O "Atlas de Rochas Ornamentais do Estado da Bahia” é de autoria do geólogo Edgar Iza, da arquiteta Risale Almeida e da economista Ana Cristina Magalhães. A obra será lançada no dia 31 de maio, no Museu Geológico da Bahia.