Em livro, Pedro Vasconcelos, do Igeo, mapeia sistema conceitual da obra de Milton Santos

 

“Espaço”, “território”, “paisagem”, “globalização”, “região”, “cidade”, “cidadania” e “técnica” estão entre as 128 noções que fazem parte da rede conceitual presente no conjunto da obra do professor Milton Santos.  Esses conceitos estruturantes do campo da geografia são analisados no livro “O Universo Conceitual de Milton Santos”, escrito pelo professor do Instituto de Geociências da UFBA e membro Programa de Pós-Graduação em Geografia Pedro de Almeida Vasconcelos.

De acordo com o autor, o livro “não é um simples balanço da vida e da produção de Milton Santos, já que esta contabiliza mais de 40 livros e 300 artigos”, mas debruça-se sobre o “conjunto teórico articulado de ‘conceitos centrais’, mediante o exame de cerca de 30 livros publicados por Milton Santos”.  O professor Pedro Vasconcelos, encontrou “um total de 128 noções, conceitos e categorias no sistema conceitual, que dão sustentação à disciplina acadêmica da geografia”.

“O próprio Milton Santos destacou 33 categorias de análise, conforme publicado em livro organizado por Maria Brandão em 2004”, informou Vasconcelos. Mas, além de conceitos-chave que são de fundamental importância para o entendimento desse importante campo do conhecimento – como “espaço”, “região”, “cidade” , “paisagem”, “território” – , o livro traz conceitos de outras disciplinas reelaborados pelo geógrafo, além de conceitos novos que ele mesmo criou, contou o professor. “A primeira noção listada foi a de ‘Território Usado’. Por outro lado, eu considero o principal conceito, o de “Espaço”, tendo em vista o número de definições e o maior desdobramento, além do título do seu livro principal ‘A Natureza do Espaço’ ”, enumera Vasconcelos.

O processo de concepção do livro é o resultado da ampliação de artigo original, publicado no número 25-26 da revista Afro-Ásia (2001) e da versão em inglês, publicada no número 37 da revista GBS Geographers em (2019). O livro segue, em parte, a estrutura desse último artigo, disse o autor, que o escreveu a pedido do professor da UFBA e historiador João José Reis em ocasião da aniversário da morte de Milton Santos e com ênfase nas suas viagens à África e no racismo enfrentado pelo geógrafo.

“Após enviar a versão em português do texto de 2019 para o professor titular Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Paulo Gomes, ele sugeriu que publicasse em nossa língua para dar maior acesso as ideias de Milton Santos para as novas gerações”, contou. A partir daí, começou a preparação do livro, com releitura e tomada de notas dos conceitos em 30 livros e outras fontes, o que resultou na publicação de “O Universo Conceitual de Milton Santos” pela Editora CRV em 2020 – cujo lançamento não foi muito divulgado devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

“Foi realizado um pequeno lançamento no último dia 26 de maio, voltado, sobretudo, para os estudantes de geografia, no Seminário da Pós-Graduação em Geografia no Instituto de Geociências da UFBA. Felizmente, ainda está previsto um lançamento no início do mês de junho no Instituto Histórico e Geográfico da Bahia”, diz Vasconcelos.

“O livro foi escrito para geógrafos e estudantes da área, ‘pensando em facilitar a vida’ de quem estuda a área. Mas também pode ser do interesse de outras disciplinas como as Ciências Sociais, embora seja um tanto denso para um público não acadêmico”, pondera o autor.

A obra

No livro, Vasconcelos reconhece a trajetória impactante de Milton Santos e seus méritos, tendo em vista que ele “conseguiu ser vitorioso apesar de três obstáculos – ser negro, nordestino e geógrafo”, destacando que ele foi professor de geografia com apenas 15 anos e chefe de reportagem do Jornal A Tarde. O autor também relembra que Santos viveu dissabores por ser negro, como ter sido retirado da liderança da Associação Baiana de Estudantes Secundaristas (Abes); não ter sido aceito na Escola Politécnica e, por questões políticas raciais da época, não ter sido aprovado no concurso para livre docência para a então Universidade da Bahia.

Para além da profícua vida de Santos, o autor afirma que “não queria ser biógrafo”, mas concentrar-se numa análise profunda sobre as principais concepções teóricas e conceituais do geógrafo baiano. Quando relembra fatos da vida, o faz sempre relacionado às suas obras. “São os livros que dão a linha” do seguimento da narrativa, destacando, cada vez, mais, a projeção internacional das obras de Santos, “traduzidas para várias línguas”, salienta.

Por isso, o livro resgata as primeiras produções acadêmicas de Santos, ainda na década de 1950, que são pouco lidas atualmente. Essas produções estão relacionadas a observações regionais sobre a Bahia e, principalmente, a tese de doutoramento de Santos, cujo tema foi o centro da cidade de Salvador. Nessa pesquisa de doutorado, o professor Pedro Vasconcelos identifica um salto intelectual na produção de Milton Santos, em que ele já utiliza elementos do espaço, trabalhando os conceitos de forma dialética e também com referências de literatura marxistas. O trabalho transformou-se no livro “O centro da cidade de Salvador: Estudo de Geografia Urbana”, publicado em 1958.

O trabalho de Pedro Vasconcelos também rememora a troca de cartas e os vários encontros entre ele e Milton Santos. São várias menções sobre a presença de Milton em eventos, a exemplo de sua participação como avaliador na banca do concurso para professor titular da UFBA a que Vasconcelos se submeteu em 1990.

O conteúdo está distribuído em 218 páginas e dividido em cinco capítulos: “As raízes baianas e os estudos regionais”; “O exílio e os estudos sobre o Terceiro Mundo”; “O retorno ao Brasil. O reconhecimento internacional e os estudos teóricos”; “Principais conceitos e categorias”; e “Influência e difusão das ideias”.
 

Sobre o autor

Foto:  Publicação do Jornal Correio

Professor Pedro Vasconcelos
O autor: Pedro de Almeida Vasconcelos  (Foto: publicação do Jornal Correio*)

Pedro de Almeida Vasconcelos é professor titular do Instituto de Geociências e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFBA, pesquisador 1A do CNPq e membro do Grupo de Estudos Urbanos (GEU), responsável pela publicação da revista Cidades. É também professor do quadro permanente da Universidade Católica de Salvador, atuando no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social. Atua na área de Geografia Histórica, Geografia Urbana e do Urbanismo, principalmente nos seguintes temas: teorias sobre cidades; Salvador, trabalho informal.

Vasconcelos é graduado em Geografia pela Universidade Católica de Pernambuco (1969), com mestrado pela Université Catholique de Louvain, na França (1973) e doutor pela Université d´Ottawa (1985). Foi professor convidado no Institut d´Urbanisme de Paris (1988), na Universidad de Barcelona (2001) e na Université de Paris 8 (2004), membro da Comissão de Assessoramento da Capes (Geografia, 1999-2002) e representante da Geografia Humana no Comitê Assessor do CNPq (2002-2005).
 

Ficha técnica

Título:  O Universo Conceitual de Milton Santos

Autor:  Pedro de Almeida Vasconcelos

Volume: 218 páginas

Editora: CRV

Data de lançamento: 20 junho 2022, 17h

Local: Sede do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia

Disponível em plataformas comerciais e livrarias.

 

Fonte: Edgar Digital