Plano de Contigência e Biossegurança do IGEO/UFBA e procedimentos implementados

Plano de Contingência e Medidas de Biossegurança para a Realização de Atividades Presenciais, em Caráter Excepcional, no IGEO/UFBA durante a Pandemia de COVID-19

O Plano de Contingência e Medidas de Biossegurança para a Realização de Atividades Presenciais, em Caráter Excepcional, no IGEO/UFBA durante a Pandemia de COVID-19 descreve as medidas preventivas, procedimentos e recomendações essenciais para reduzir os riscos de contaminação pelo vírus da COVID-19 durante a realização de atividades presenciais no Instituto de Geociências da UFBA.

Estas medidas e procedimentos seguem as recomendações dos órgãos oficiais nacionais e internacionais de saúde e estão em consonância com a Instrução Normativa Nº 109, de 29 de outubro de 2020, da SGDP do Ministério da Economia (disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/instrucao-normativa-n-109-de-29-de-outubro-de-2020-285756030) e o Plano de Contingência e Medidas de Biossegurança para a Realização de Atividades Presenciais no semestre 2021-1, em caráter excepcional, na Universidade Federal da Bahia, em vista da Pandemia da COVID-19 (disponível em: https://ufbaemmovimento.ufba.br/biosseguranca), no entanto, mais eficazes que o atendimento às normas coletivas são as medidas individuais de prevenção que devem ser seguidas por estudantes, técnicos, docentes e pessoal terceirizado no desenvolvimento de suas atividades no IGEO.

 

Procedimentos de Biossegurança Implementados

https://youtu.be/vK9Sa0dxXlE

Reunião realizada com a comunidade do IGEO com a mesa redonda "Orientações gerais sobre segurança para retomada de atividades laboratoriais no período da pandemia": "O GT-IGEO/UFBA-COVID: quem somos, objetivos, desafios no SLS" da Profa Simone Souza de Moraes, coordenadora do GT-IGEO/UFBA-COVID"; "Protocolo de Uso dos Laboratórios do IGEO Durante a Pandemia de COVID-19" da Dra. Sarah Adriana Rocha Soares, membro do GT-IGEO/UFBA-COVID; e "Auxílio a ações de prevenção ao COVID 19 no ambiente institucional" do Sr. Robson Ramos da Silva, Técnico em Segurança do Trabalho da FAPEX.

 

Instalação de equipamentos e disponibilização de materiais para higienização pessoal e de equipamentos nos laboratórios.

 

Instalação de cartazes educativos.

 

Instalação de tapetes sanitizantes, totens de álcool em gel e termômetro na portaria do Instituto.

 

Conscientização dos trabalhadores terceirizados da importância da adoção de práticas seguras para a realização de suas atividades no Instituto.